Grupo de Pesquisa em Geografia Médica e da Saúde

Home | Histórico | Pesquisas | Equipe | Bibliografia | Links | Contato | Notícias

Menu

Inicial

Você está na página do Grupo de Pesquisa em Geografia Médica e da Saúde (USP)!

Nosso Grupo de Pesquisa tem se dedicado às pesquisas tanto em Geografia Médica, envolvendo a perspectiva ecológica e espacial da doença e dos serviços de saúde quanto em Geografia da Saúde, considerando a relação dinâmica entre saúde e lugar.

Esta área do conhecimento tem o potencial de articular Geografia Física e Humana. Permite grande liberdade nas abordagens, pois a sua riqueza reside no ecletismo dos métodos, o que tem contribuído para a expansão sem precedentes na pesquisa sobre a saúde das populações, pessoas e lugares.

Em nossas pesquisas, especial atenção tem sido dada às Doenças Negligenciadas, tais como paracoccidioidomicose, tuberculose, hanseníase e dengue. Outras pesquisas incluem a Aids, doença meningocócica e a prematuridade e mortalidade infantil.

Importantes aspectos da pesquisa nesta área dizem respeito à multidisciplinaridade e colaboração. Acreditamos que a Geografia Médica e da Saúde deve atuar em colaboração com a Epidemiologia, Ciências Biológicas e Médicas e as outras Ciências Sociais e Naturais buscando contribuir para o avanço do conhecimento científico, mesmo que ele esteja além do campo estritamente geográfico. Acreditamos que o novo impulso do conhecimento científico não está na segmentação da Ciência, mas na integração dos seus diversos campos  para enfrentar o desafio de explicar a complexidade do mundo. Além disso, esperamos que nossos resultados tragam contribuição às populações por meio da publicação ou atuação em colaboração com as Secretarias Municipais, como temos buscado.

Seja bem-vindo!

 

Copyleft GeoSaúde-USP

Laboratório de Cartografia - Avenida Prof. Lineu Prestes, 338  - Cidade Universitária. CEP 05508-000 São Paulo - SP - Brasil
Melhor visualizado em Mozilla Firefox e Google Chrome