REVISTA DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA—USP

Revista paisagens

Normas de publicação

  

 

   A Revista Paisagens é uma publicação de caráter experimental, com conteúdo técnico e científico geográfico e cultural. Destina-se, prioritariamente, a promover a publicação de trabalhos técnicos e científicos dos alunos de graduação em Geografia e áreas correlatas, desde que seu conteúdo seja geográfico, bem como propiciar a divulgação de manifestações culturais, sendo que todos os trabalhos, para serem publicados, devem ser inéditos.

 

 

 

1. Tipos de trabalhos publicados

   Artigos que tratem de temas definidos por uma abordagem geográfica; Resenhas Críticas que analisem as contribuições e as limitações da obra em questão; Notícias de Encontros ou Eventos que informem criticamente sobre reuniões científicas, acadêmicas e culturais desde que interesse à comunidade geográfica; Poemas, crônicas, charges e outros conteúdos de caráter cultural e artístico desde que o tema seja pertinente à proposta da revista conforme critérios de análise pela Comissão Editorial.

Para falar conosco:

revistapaisagens@gmail.com

Morro do Pai Inácio — Chapada Diamantina — BA

Cidade Alta e Baixa — Salvador — BA

Praia de Jericoacara — CE

2. Extensão dos textos

   Os artigos deverão ter um mínimo de quatro laudas e máximo de sete, incluindo título, resumo (máximo de cinco linhas), três palavras-chave e texto. Resenhas e notícias de encontros deverão ter uma ou duas laudas. Os poemas, crônicas, charges e outros conteúdos de caráter cultural e artístico deverão ter de uma a cinco laudas. Não entram na contagem de laudas os dados pessoais do autor, as eventuais imagens do texto e as referências bibliográficas.

 

3. Forma de apresentação

   Todo texto deverá ser encaminhado à Comissão Editorial sediada no Laboratório de Geografia Urbana da Faculdade de Filosofa Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Departamento de Geografia: Av. Prof. Lineu Prestes, 338, CEP 05508-000, São Paulo – SP). Os textos deverão ser entregues em formato digital. Em documento anexo ao trabalho, incluir nome completo, endereço, telefone, e-mail e indicar a referência do trabalho (se TGI defendido em até um ano antes da data de elaboração do artigo, Iniciação Científica, Grupos de Estudos ou trabalho de disciplina, informando a data de defesa, se TGI, ou período de atividade nos demais - e professor responsável, para todos os casos). O material escrito deve ser salvo como um arquivo Word (.doc), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e entre parágrafos e sem estilos (permitido somente negrito ou itálico para expressões em destaque). Todo conteúdo deve ter sido devidamente revisto pelo autor e pelo professor responsável.

 

4. Citações

   Devem aparecer no corpo do texto entre parênteses, indicando sobrenome do autor, data da publicação, página(s) citada(s). No caso de diferentes títulos de um autor do mesmo ano, o dado diferencial será uma letra após a data, conforme exemplo: (SOJA, 1989, p. 32) ou (HARVEY, 1985a, pp. 77-78). As citações abreviadas (indicadas, após o nome do autor, através do ano da obra entre parênteses, por exemplo: Troppmair (1987)) enviam as referências bibliográficas no final do artigo.

 

5. Referências bibliográficas

   Deve apresentar indicações completas das obras utilizadas, de acordo com as Normas da ABNT. Por exemplo:

   Livro:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do Livro. Edição. Local de publicação: Editora, ano.

   Artigo de revista:

SOBRENOME, Nome do autor. “Título do artigo”. Título do periódico, número do volume, data do volume, páginas (inicial e final).

   Artigo de coletânea:

SOBRENOME, Nome do autor. “Título do trabalho”. In: SOBRENOME, Nome do organizador.  Título da Coletânea. Local de publicação: Editora, data, páginas (inicial e final).

 

6. Imagens

   Caso os trabalhos possuam imagens (tabelas, mapas, gráficos), salvá-las separadamente do texto e especificar, no título do arquivo, a ordem e disposição das mesmas. Elas devem ser utilizadas quando importantes para o entendimento do texto, devendo ser concebidas originalmente em preto e branco e tendo boa resolução visual, de forma a permitir uma reprodução de qualidade.

 

7. Aprovação dos originais

   A análise e publicação dos artigos são feitas mediante sua ordem de chegada, exceto no caso daqueles que necessitarem de reformulação, cuja ordem de publicação obedecerá a chegada das correções enviadas por seus autores à Comissão Editorial. A Comissão Editorial não interfere no conteúdo teórico-metodológico do material recebido, ela se responsabiliza apenas pela análise da pertinência, coesão, coerência e aspectos gramaticais. Todas as seções da revista possuem um caráter não-partidário, portanto serão negados materiais com esses conteúdos. O conteúdo dos textos é de responsabilidade de seus autores. A Comissão Editorial se isenta das opiniões expressas.

 

8. Exemplares do autor

   Serão enviados a cada autor dois exemplares, em caso de artigo, e um nos demais casos, sendo esse exemplar o do número em que estiver publicada sua colaboração, cujos direitos autorais pertencerão à Revista Paisagens.

 

9. Autorização

   Junto ao material encaminhado à Comissão Editorial da Revista Paisagens, deve ser enviada a seguinte autorização devidamente assinada pelo autor:

   Na qualidade de autor do (a) (informar material, se artigo, resenha, notícia, poesia, crônica ou outro) intitulado (a) (inserir título do texto ou outro material) original e inédito(a), sobre o (a) qual me responsabilizo civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido e concordado com as Normas de Publicação da Revista Paisagens, autorizo o referido periódico a reproduzir, inclusive em outro formato ou mídia, através de armazenamento permanente ou temporário, bem como a publicar, inclusive na rede mundial de computadores (Internet), entendendo-se os termos “reproduzir” e “publicar” conforme definições dos incisos VI e I, respectivamente, do artigo 5º da Lei 9610/98 de 10/02/1998, a obra acima mencionada, sem que me seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais.

Apoio:

 

Departamento de Geografia — USP

Centro de Estudos Geográficos Capistrano de Abreu — CEGE

Laboratório de Geografia Urbana — LABUR

 

Endereço para correspondência:

 

Comissão Editorial: Laboratório de Geografia Urbana — LABUR

Av. Prof. Lineu Prestes, 338

São Paulo — SP

CEP 05508-000

.

Reuniões da Comissão Editorial:

 

Laboratório de Geografia Urbana — LABUR  (FFLCH/USP)

Quartas-feiras, 18:00h às 19:30h.