GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 14, pp. 155, 2003

 

SemAna da Geografia

Glória da Anunciação Alves1 ; Sônia Castelar 2;

Amanda de Fátima Martin Catarucci; Ana Paula Gomes; Daniela Gomes Pereira; Eliane Aparecida Neres; Érica Cristina Ferreira; Everson Paulo Pimenta;

Fernanda Contessoto; Jackeline Severina Bezerra Vicentini; Janaína Tavares;

Priscila G. de Leonardo3

A Semana da Geografia "A Universidade e a Comunidade no aprendizado de Geografia: Outros Espaços" foi um projeto de extensão universitária, idealizado por estudantes da graduação do Departamento de Geografia da USP, para valorizar o ensino/aprendizado de geografia na premissa da formação do cidadão na rede pública de ensino.

Buscou-se a integração entre a universidade e a comunidade através da troca de experiências e de conhecimento.

Projetos desenvolvidos nas escolas públicas da Região Metropolitana da Grande São Paulo tiveram seus resultados apresentados por seus estudantes, do ensino fundamental e médio, dividindo o espaço com as apresentações dos estudantes da Universidade.

Aos professores da rede pública de ensino foram oferecidas oficinas que visavam um aprofundamento de conhecimentos. Nesse sentido ocorreram cursos que versavam sobre cartografia, uso de vídeo, processos de migrações e industrialização, uso de imagens de sensores remotos, entre outros.

Durante o evento ocorreram ainda apresentações culturais, boa parte realizada por

projetos desenvolvidos com os estudantes das escolas públicas.

Houve ainda debate sobre o processo de ensino com as professoras da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Nídia Pontuscha, Profa. Dra. Maria do Carmo e Profa. Dra. Helena Chamlian, e uma conferência com o Prof. Aziz Ab'Saber, que discutiu a importância da Geografia e de seus novos instrumentais no ensino.

Na avaliação feita pelos professores, tanto dos que participaram das oficinas, como os que apresentaram, junto com os alunos, os projetos de Geografia desenvolvidos nas escolas, a semana foi rica em experiências e proporcionou, em especial aos alunos da rede pública, uma experiência de inserção única no momento atual.

Foi gratificante para a organização do evento ver a relação que se estabeleceu entre as apresentações dos estudantes universitários e os projetos desenvolvidos nas escolas públicas.

Essa experiência evidenciou a importância da prática de extensão universitária, o que faz com que pensemos na manutenção desse evento, que procura integrar a escola pública do ensino fundamental e médio e a universidade.

1 Professora do Departamento de Geografia- FFLCH/USP

2 Professora da Faculdade de Educação/ USP

3 Alunos de Graduação do Departamento de Geografia - FFLCH/ USP

e-mail: semanageo@usp.br