GEOUSP _ Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 11, p. 5, 2002


editorial

Mais um número da GEOUSP é lançado ao público em geral, mas principalmente aos geógrafos, professores, pesquisadores e estudantes da geografia brasileira, mantendo a preocupação permanente de disponibilizar aos interessados as novas informações e conhecimentos produzidos, sobretudo na escola de Geografia da Universidade de São Paulo. Hoje, uma escola pluralista nas idéias, diversificada e ampla nas linhas de pesquisas, aberta às novas contribuições, cosmopolita na postura acadêmica e técnico-científica e, acima de tudo, com todas as diferenças internas vistas com bons olhos, uma instituição rigorosamente democrática.

Ao compor e editar esta revista, seus coordenadores estão sempre e definitivamente comprometidos com a divulgação dos conhecimentos gerados no seio da Geografia/USP, pelos professores, pós-graduandos, mestres, doutores e pesquisadores associados aos laboratórios,

bem como de colaboradores externos interessados em colocar à luz seus trabalhos e idéias. É, portanto, um veículo de divulgação/comunicação, no qual o foco está centrado no princípio da democratização/socialização das informações produzidas individual ou coletivamente, no contexto de uma universidade pública dinâmica, muito produtiva e, acima de tudo, comprometida com a sociedade a que serve e com a nação onde se insere.

O rol de títulos, que compõe este número, é uma demonstração clara da postura da coordenação e do corpo editorial como um todo, que possui o compromisso de fazer chegar ao público-alvo uma diversidade de temas, possibilitando a esta revista a garantia da consulta por estudiosos de interesses múltiplos. E assim queremos continuar, pois certamente serão os pesquisadores do futuro que melhor julgarão os resultados do conjunto desse trabalho.

Prof. Dr. Jurandyr Luciano Sanches Ross