Descobrindo Intervales Atlas Ambiental

 

Projeto

“Descobrindo Intervales Atlas Ambiental” é o resultado do trabalho coletivo desenvolvido pelos alunos da disciplina FLG5053 Cartografia: Transformações e Desafios, no programa de pós-graduação em Geografia Física, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O trabalho desenvolvido visou a publicação de um atlas digital do Parque Estadual Intervales na World Wide Web.

Proposta geral e público alvo

A proposta de "Descobrindo Intervales Atlas Ambiental" é fornecer ao internauta informações básicas sobre o parque. Estas serviriam como um guia de visitação para pessoas interessadas em turismo ecológico, bem como fonte de pesquisa para estudantes do ensino médio, explicando sobre a biodiversidade e aspectos do meio físico do parque.
Portanto, as informações são apresentadas em dois níveis:

“Geral”: constitui a primeira aproximação, aquilo que deve ser conhecido com antecedência para um melhor aproveitamento na visitação (como chegar ao parque, horários de funcionamento, hospedagem, atrativos turísticos).

“Caracterização dos aspectos naturais do parque”: agrupa as informações sobre aspectos mais específicos tais como vegetação, avifauna, hidrografia, cavernas. O estudante poderá ler textos, ver fotos, ouvir sons e aprender com mapas. Em “Aspectos do meio físico” o internauta terá acesso ao atlas eletrônico, que é um conjunto de mapas de Intervales organizados em interface interativa. Através dele é possível selecionar camadas, visualizar combinações e escolher escalas adequadas segundo o interesse de cada estudante.

Procedimentos de implementação

Os procedimentos operacionais para elaboração do projeto "Descobrindo Intervales" Atlas Ambiental" constituíram-se basicamente em duas etapas principais, a saber: trabalho de gabinete e saída de campo.

O trabalho de gabinete instituiu-se por meio de levantamento bibliográfico, cartográfico e iconográfico que trata das características gerais do Parque Estadual Intervales (PEI). Em seguida, procedeu-se a organização e estruturação das informações relevantes ao projeto, do seguinte modo: 1) Aspectos Turísticos e 2) Caracterização dos Aspectos Naturais do Parque. As informações concernentes aos Aspectos Turísticos (1) foram organizadas de modo a se apresentarem no sítio do Atlas Ambiental Descobrindo Intervales, enquanto que, o conjunto de mapas temáticos dos Aspectos Naturais do Parque (2) foi inserido no software livre I3Geo e poderão ser acessados através de um hyperlink no sítio do Atlas. Este software foi desenvolvido para acesso e análise de dados geográficos e oferece a possibilidade de atualização das informações com certa facilidade.

Na segunda etapa geral do projeto, efetuou-se a saída campo no intuito de verificar as informações pré-existentes e levantar características adicionais. Para isso, o grupo, acompanhado por um guia do parque, visitou os principais atrativos turísticos, cujos pontos foram registrados no GPS (Global Positioning System), descritos e fotografados. Também foram identificadas, por meio de GPS, as trilhas percorridas durante o trabalho de campo.

Após confrontar os dados obtidos em campo com as informações prévias, procederam-se os ajustes, montagem do sítio e publicação do atlas na World Wide Web.

Os trabalhos foram desenvolvidos de setembro a dezembro de 2007.

Equipe técnica
e-mail: atlas.intervales@gmail.com

Professor responsável
Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho

Alunos participantes
Carolina Maia Cotrim
Geóloga, mestranda, IGc-USP
Eduardo Tomio Nakamura
Geógrafo, mestrando, Geografia Física, FFLCH-USP
Eliane Martins Braga
Geógrafa, aluna ouvinte, FFLCH-USP
Gustavo Costa Moreira da Silva
Geógrafo, mestrando, Geografia Física, FFLCH-USP
Ivan Carlos Bonadio
Geógrafo, mestrando, Geografia Física, FFLCH-USP
Vitor Matheus Bacani
Geógrafo, doutorando, Geografia Física, FFLCH-USP
Walkiria Kazue Sunagawa
Arquiteta, mestranda, Geografia Física, FFLCH-USP

Colaboradores
Profa. Dra. Sueli Ângelo Furlan
Departamento de Geografia, FFLCH-USP
Sandra Leite
Fundação Florestal, Parque Estadual Intervales
Maurício Marinho
Fundação Florestal, Parque Estadual Intervales
Giorgia Limnios
Departamento de Geografia, FFLCH-USP

  Equipe Técnica na Cachoeira do Arcão