Apresentação

O Laboratório de geomorfologia foi criado na segunda metade da década de 1960, mais precisamente anos de 1966/1967, quando por iniciativa do professor Aroldo de Azevedo e do Prof. Aziz Ab´Saber criou-se o Instituto de Geografia da USP. Faziam parte deste Instituto, os laboratórios de Geomorfologia, Pedologia, Climatologia, Cartografia, Aerofotogeografia, Geografia Urbana, Geografia Agrária. Mais tarde, final da década de 1980, o Instituto de Geografia foi incorporado ao departamento de Geografia juntamente com seus laboratórios.

Em sequencia foram criados novos laboratórios, tais como o de Planejamento Territorial, Regional e de Geopolítica mudando-se o nome do laboratório de aerofotogeografia para laboratório de Sensoriamento Remoto. A coordenação do Laboratório de Geomorfologia ficou desde sua fundação, até início da década de 1980 (1981, mais precisamente) sob a responsabilidade do prof. Aziz Ab´Saber.

Com a aposentadoria do professor Ab´Saber o laboratório passou pela coordenação da prof. Lylian Coltrinari seguida pelo prof. Adilson Avansi Abreu e prof. Jurandyr Luciano Sanches Ross, prof. Antônio Carlos Colângelo e atualmente a profa. Cleide Rodrigues.

No âmbito do laboratório de Geomorfologia, muitos projetos foram e estão sendo desenvolvidos. O laboratório desde a sua criação sempre foi ponto de apoio aos alunos de graduação e de pós-graduação, com atividades didáticas, estágios supervisionados, pesquisas e dos projetos de pós-graduação em desenvolvimento, bem como, projetos de extensão e apoio a pesquisadores de fora da Unidade FFLCH e da USP.