UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA


Regimento do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia

- LERGEO -

 

CAPÍTULO I


DEFINIÇÃO E OBJETIVOS


Art. 10 O Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO) é instância vinculada ao Departamento de Geografia, onde se desenvolvem pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento.

Art. 20 Os objetivos do LERGEO são:

  1. o desenvolvimento de pesquisa e estudo dos diferentes aspectos que constituem a realidade geográfica na sua perspectiva regional.

  2. a atualização do debate em torno da geografia regional, contribuindo para o desenvolvimento dos fundamentos epistemológicos da Ciência Geográfica.

  3. a convergência das diferentes áreas da ciência geográfica no desenvolvimento da pesquisa e demais atividades acadêmicas, bem como o estimulo ao dialogo com outras áreas do saber;

  4. o estabelecimento do compromisso social e político com suas análises e estudos, especialmente no que se refere a realidade brasileira e latino-americana

  5. a busca, a partir de suas pesquisas e estudos, de uma atitude propositiva para diferentes situações que possam ser reconhecidas como problemas a serem enfrentados pela ciência geográfica, por meio de atividades culturais e de extensão.

  6. o desenvolvimento de laços de cooperação acadêmica por meio de contratos, convênios e outras formas de intercâmbio com outras instituições de pesquisa e ensino, quer nacionais e internacionais, no sentido de construir parcerias no desenvolvimento de projetos.



CAPÍTULO II

CONSTITUIÇÃO, FUNÇÃO E ESTRUTURA


Art. 30 A estruturado Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO) é a seguinte:

I.Coordenação

  1. Conselho Deliberativo

  2. Núcleos de Pesquisa e Núcleos de Estudo

  3. Secretaria


Art. 40 São os seguintes os membros constituintes do LERGEO:

  1. Professores Membros Efetivos. São todos os professores do Departamento de Geografia da FFLCH/USP cadastrados no Laboratório de Estudos Regionais em Geografia.

  2. Professores Colaboradores. São os professores do Departamento de Geografia da FFLCH/USP cadastrados no LERGEO que desenvolvem atividades episódicas, utilizando-se da infraestrutura do Laboratório.

  3. Pesquisadores do LERGEO. São os orientandos nos níveis de Doutorado, Mestrado, Iniciação a Pesquisa e TGI dos Professores Membros Efetivos, além de alunos e profissionais vinculados aos Núcleos e os pesquisadores visitantes.

  4. Estagiários. São os estudantes de graduação do Departamento de Geografia da FFLCH/USP previamente cadastrados e vinculados aos Núcleos do LERGEO.

  5. Pesquisadores e Professores Visitantes. São pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que mediante convênios e/ou mútua colaboração aprovado pelo Conselho Deliberativo e Pelo Conselho Departamental desenvolvem pesquisa no LERGEO.


Art. 50 O Laboratório de Estudos Regionais em Geografia será dirigido pela Coordenação e pelo Conselho Deliberativo.

  1. A Coordenação será composta por um Coordenador e um Vice-Coordenador e é exercida por professores integrantes do corpo efetivo do Laboratório, eleitos pelos Membros Efetivos do LERGEO por um período de dois anos, permitida uma recondução.

  2. É função do Coordenador ocupar-se com a gestão administrativa do Laboratório junto as diversas instâncias do Departamento de Geografia e convocar o Conselho Deliberativo.

  3. É função do Vice-Coordenador substituir o Coordenador em seus impedimentos.


Art. 60 - O Conselho Deliberativo é constituído de todos os professores membros efetivos do LERGEO, pesquisadores e professores visitantes e por um representante discente vinculado ao Laboratório.

  1. O Conselho Deliberativo é presidido pelo Coordenador, e é a instância de decisão do LERGEO, acolhendo para avaliação e decisão temas relacionados a seus objetivos e propósitos.

  2. Os Professores Membros Efetivos do LERGEO e o Representante Discente vinculado ao LERGEO têm direito à voz e voto.

Parágrafo Único. O Representante Discente tem direito a voto, e será eleito por seus pares, sendo a duração do mandato de um ano, não permitida a recondução.

  1. Os Pesquisadores e Professores Colaboradores do LERGEO têm direito à voz no Conselho Deliberativo.

  2. É atribuição do Conselho Deliberativo normatizar e decidir casos omissos a este Regimento.


Art. 70 Os Núcleos de Pesquisa são responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho de pesquisa do LERGEO.

I - Os Núcleos de Pesquisa são constituídos por um Líder, pelos Professores Efetivos, pelos Professores Colaboradores, além dos Pesquisadores do LERGEO, Pesquisadores e Professores Visitantes e Estagiários.

II – A figura do Líder de Núcleo de Pesquisa caracteriza-se pela tarefa de coordenação do núcleo, sendo o seu representante institucional junto às agências de fomento e outras instituições.

Art. 80 Os Núcleos de Estudo são iniciativas dedicadas ao estudo e aprofundamento de temas de interesse dos membros constituintes do LERGEO, relacionados ou não com as pesquisas desenvolvidas pelos Núcleos.

I - Os Núcleos de Estudos são constituídos por um Líder além dos demais Professores Efetivos e Professores Colaboradores envolvidos, pesquisadores de outras instituições, pesquisadores visitantes e estagiários além do corpo discente.

II – A figura do Líder de Núcleo de Estudos caracteriza-se pela tarefa de coordenação do núcleo, sendo o seu representante institucional junto a agências de fomento e outras instituições.


Art. 90 - A Secretaria realiza as tarefas de caráter burocrático e administrativo do Laboratório.

Parágrafo Único. Compete a Secretaria zelar pelo Laboratório e garantir seu funcionamento.

 

lergeo home