Principais Resultados
     

    • Grupos de Pesquisas vinculados ao CNPq: Cartografia para Escolares e Geografia, Cultura e Turismo;

    • Participação em Projetos Internacionais desenvolvidos em parceria com o Centro de Cartografía Táctil da Universidad Tecnológica Metropolitana (UTEM) de Santiago do Chile, Universidad del Litoral  de Santa Fé- Argentina e Colégio Nuestra Señora del Carmen de Cusco – Peru.

    Dentre os projetos, destacam-se:

      • Diseño y Producción de Cartografía para las Personas Ciegas de América Latina (2002 a 2006),  com apoio financeiro da OEA – Organização dos Estados Americanos;

      • Integrando los Sentidos en el Manejo de la Información Geoespacial, Mediante la Cartografía Táctil, con Especial Énfasis en las Personas Ciegas y Sordas de América Latina (2007 a 2009), com apoio financeiro do IPGH;

      • Generación de Cartografía Táctil y Material Didáctico para la Comprensión del Calentamiento Global y su Relación com Desastres Naturales (2009 a 2011), com apoio financeiro do IPGH.

      • Participação da técnica responsável - Waldirene Ribeiro do Carmo - como vice-presidente da Comissão “Maps for the Blind and Visually Handicapped” da ICA - Associação Cartográfica Internacional e como consultora na Comisión Técnica de Materiales en Relieve do Consejo IberoAmericano del Braille.

      • Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica, Projeto de Extensão Universitária do Departamento de Geografia voltado a atualização de professores da Educação Básica. Foram realizadas quatro edições (2009, 2010, 2011 e 2012).

      • Realização de cursos e oficinas de Cartografia Tátil para professores da Educação Básica no Brasil (Campo Grande – MS, Curitiba – PR, Juiz de Fora – MG, Parintins – AM, São Luís – MA e em São Paulo – capital e interior) e no Exterior (Argentina, Chile e México). Entre 2010 e 2012 foram 12 oficinas ministradas, com aproximadamente 1000 participantes.

      • Elaboração do Documentário Educação em Transe – e o professor de Geografia? Com duração de 47 minutos trata-se de uma montagem com 55 depoimentos de estudantes da FFLCH-USP relatando suas impressões e reflexões após o contato com os espaços da escola pública durante os estágios de Licenciatura. Direção Leonardo Gâmbera (aluno de Pós-Graduação), produção: Profa. Dra. Maria Eliza Miranda. O lançamento ocorreu no dia 28 de novembro de 2012.

      • Realização do 1º Seminário Interno de Leitura Inicial das Pesquisas sobre Formação de Professores para o Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto de 2012, com apoio do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana;

      • Organização da Jornada Geoensino - Evento organizado pelos alunos da Disciplina “Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático”, sob a coordenação das Professoras Doutoras: Glória A. Alves, Maria Eliza Miranda e Regina Araujo de Almeida. Desde o segundo semestre de 2009 já foram realizadas seis edições da Jornada, que incluíram a realização de mesas-redondas, oficinas, espaços de diálogos e exposições de trabalhos elaborados pelos alunos, abordando assuntos de real interesse sobre a Geografia e a sala de aula, com destaque para as diversas linguagens e o ensino de Geografia.

      • Organização da Jornada Geotur – O evento foi realizado no 2º semestre de 2012 e fez parte das atividades da Disciplina “Geografia do Turismo”, sob a coordenação da Profa. Regina Araujo de Almeida. Durante o evento ocorreram palestras, exposições de mapas turísticos e de trabalhos elaborados pelos alunos.