Pesquisas Vinculadas

Atividades de Pesquisa vinculadas ao Laboratório

de Cartografia e Geoprocessamento.



O Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento da suporte a uma longa série de pesquisas desenvolvidas pelos Professores-Pesquisadores vinculados ao mesmo e a seus orientandos de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica e Trabalho de Graduação.

Na atualidade, considerando as diversas modalidades de pesquisa indicadas, há uns 80 projetos que estão direta ou indiretamente ligados ao laboratório e que contam com o apoio do mesmo quando o necessitam.

Frente a impossibilidade de listar todos eles são indicados aqueles que por sua natureza envolvem também instituições externas ao departamento de Geografia.



A perda dentária em adultos e idosos no Brasil: a influência de aspectos individuais, contextuais e geográficos. Projeto em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP. Coordenação no laboratório Dra Ligia Vizeu Barrozo.


Representações cartográficas dos indicadores de diferenciação sócio-espacial de São
Paulo.
Integra o projeto de Cooperação Internacional Brasil/França, financiado pela
Capes-Cofecub.
Coordenação no laboratório Dr Alfredo Queiroz Filho.


O Uso do Sistema de Informações Geográficas na avaliação dos elementos humanos e do potencial físico da bacia do Rio Zambeze, na república de Moçambique. Projeto em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique. Coordenação no laboratório Dr Jorge Raffo.


Análise e avaliação da presença da cartografia na Geografia do ensino médio

(sistema público), como subsídio à estruturação dos cursos de cartografia no ensino universitário. Projeto em parceria com escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Coordenação no laboratório Dra Fernanda Padovesi Fonseca.


O uso do Sistema de Informações Geográficas como ferramenta para o planejamento da produção Apícola. Projeto em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado do Pára aplicado no assentamento rural Padre Josimo Tabares, onde moram 1000 famílias. Coordenação no laboratório Dr Jorge Raffo.



A distribuição espacial da população de sessenta anos e mais no município de Botucatu, SP. Uma contribuição para o planejamento das Unidades de Saúde do município. Projeto em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.

Coordenação no laboratório Dra Ligia Vizeu Barrozo.

A aprendizagem a distância como suporte à Educação Continuada de professores de Geografia, uma nova proposta metodológica. Projeto em parceria com a Secretaria de Educação do estado de Amazonas. Coordenação no laboratório Dr Jorge Raffo.



Eurobroadmap: projeto destinado a produzir uma visão da Europa vista pelos estrangeiros e de um ponto de vista não eurocêntrico. Projeto financiado pela Comunidade Européia. Coordenação no laboratório Dr Alfredo Queiroz Filho.


O uso do Sistema de Informações Geográficas destinado a estimar o risco de contaminação por Dengue no Campus da USP em São Paulo. Projeto em parceria com Faculdade de Saúde Pública - USP e a Prefeitura do Campus da Capital. Coordenação no laboratório Dr Jorge Raffo.


A geografia da cidade de Manaus e as doenças infecciosas. Projeto participante do Convênio entre a Universidade Estadual do Amazonas e a Universidade de São Paulo. Coordenação no laboratório Dra Ligia Vizeu Barrozo.


Uma nova proposta metodológica para o uso das fotografias aéreas digitais e imagens de videografia destinadas a avaliar os problemas ambientais. Projeto em parceria com a Fundação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Coordenação no laboratório Dr Jorge Raffo.

HOME
pessoal
apoio
pesquisas_vinculadas
extensao
projetos
eventos
publicacoes
acervo
plp
biografias
links
contatos
softwares