AGRÁRIA

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA DG-FFLCH-USP

Principal      Equipe      Atividades       Acervo      Eventos      Produção      Exposição      Dicas de Filmes      Revista Agrária      Links

 

 

EXPOSIÇÃO

 

Este espaço foi concebido com o objetivo de mostrar por meio de exposições bimestrais, fotografias relacionadas a Trabalhos de Campo em Agrária.

As exposições deverão ser compostas de (até) 20 fotografias devidamente legendadas e com um breve texto de apresentação.

As mesmas deverão ser, obrigatoriamente, relacionadas a pesquisas ou temáticas específicas.

 

 

COMUNIDADES CAMPONESAS NO NORDESTE PARAENSE

Rosiete Marcos Santana

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana – USP

 

As fotos aqui expostas são dos trabalhos de campo realizados no segundo semestre de 2008 no município de Concórdia do Pará/PA. São fotos tiradas na comunidade quilombola de Campo Verde, no assentamento Jutaí-Mirim e na comunidade Nova Esperança. Esta atividade de campo foi realizada com o objetivo de coletar informações para minha dissertação de mestrado que está sendo realizada sob a orientação da Profa. Dra. Valéria de Marcos.

 

 

 

 

 

 

Foto 1: Este é o arraial do Campo Verde onde vemos, da esquerda para a direita, a casa do senhor Amadeu, de azul a escola, a casa das mães, a igreja em obras e a de madeira. Por trás da escola e da casa de mães existe um ramal que pela esquerda vai para o assentamento Santa Maria e pela direita para a Transjutaí (foto da autora em out./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 2: Arraial do Jutaí-Mirim. Da esquerda para a direita, temos as casas da família do senhor Manoel, a igreja de N. S. de Fátima, a barraca da santa e a escola. No primeiro plano observa-se no chão um capim baixo: é do campo de futebol. Vemos também o ramal que, pela esquerda, segue para a comunidade Ipanema, e pela direita, para a Transjutaí (foto da autora em jan./2009)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 3: Este é o arraial de Nova Esperança. Temos a rodovia PA 140, em seguida a quadra de areia, mais ao fundo, da esquerda para a direita, a igreja em madeira, a que está em construção e o posto médico. Este era o momento em que as jovens estavam aguardando chegar mais gente para iniciarem o jogo de futebol do sábado à tarde (foto da autora em out./2009)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 4: Formação da CPT, na comunidade Santo Antônio, Concórdia do Pará. Os participantes são camponeses de diversas comunidades. Em pé temos a irmã Rosa, da CPT Guajarina (foto da autora em out./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 5: Barco, no rio Bujaru,  que transporta pessoas e produtos de diversas comunidades de Bujaru e Concórdia para Belém (foto da autora em out./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 6: A senhora Sante cuidando de um corte no dedo do esposo com o leite da folha de bananeira. Esse corte foi causado na hora em que raspava a mandioca. No fundo as várias plantas que ela tem em seu sítio: açaizeiro, mangueiras (foto da autora em nov./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 7: Culto em homenagem a São Tomé, padroeira da comunidade Campo Verde. Eles enfeitaram a igreja, ainda em madeira, mas já estão construindo uma maior de alvenaria (foto da autora em dez./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos 8: A capina da roça sendo realizada por membros de três famílias, mas a roça pertence somente a uma delas, na comunidade Campo Verde (foto da autora em dez. /2008).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 9: A farinha sendo produzida por membros de três famílias, mas pertence somente a uma família (foto da autora em dez. /2008).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 10: Enquanto os pais raspam a mandioca, as crianças vão debulhando o açaí para o jantar, em Nova Esperança (foto da autora em out./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 11: A senhora Maria, do Jutaí-Mirim, observa as galinhas enquanto elas comem. Ela está em baixo de um barraca onde fica o local onde as galinhas põem os ovos, onde guardam a roupa do trabalho e onde ela faz o fogo para cozinhar ou assar alguma comida (foto da autora em jan./2009).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 12: Bolsas confeccionadas pela senhora Graça, em Nova Esperança (fotos da autora em out./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 13: No rio Bujaru, o jovem Zé Maria espera o momento certo para puxar a tarrafa. Ele geralmente vai com a irmã, que neste momento rema a canoa e quando a tarrafa ficava presa no fundo do rio, ela pulava para soltar (foto da autora em dez./2008)

 

 

 

 

 

 

 

 

Topo