AGRÁRIA

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA DG-FFLCH-USP

Principal      Equipe      Atividades       Acervo      Eventos      Produção      Exposição      Dicas de Filmes      Revista Agrária      Links

 

 

EVENTOS

 

 

 

Acesse clicando aqui ou sobre a imagem

 

XIX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA

 

 

O XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA) foi de fundamental importância como espaço de realização do diálogo acadêmico necessário entre os pesquisadores da Geografia Agrária, ao inserir palestrantes de várias regiões do Brasil, para dar conta de temática da mais alta importância ao se levar em conta que a determinação espacial, no caso regional, tem impacto na diferenciação dos processos socioespaciais.

 

O XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, trazendo para discussão temas polêmicos e de importância significativa para a compreensão do campo brasileiro, promoveu a discussão das perspectivas teórico-metodológicas da Geografia Agrária, da relação entre capitalismo e agricultura, das experiências de extensão no campo, do desenvolvimento rural e da relação campo-cidade.

 

O XIX ENGA, realizado em São Paulo, permitiu a reunião de um grande número de pesquisadores consolidados, juntamente com seus orientandos de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, possibilitando o enriquecimento de todos os participantes no que concerne à incorporação de novos aportes teórico-metodológicos fundamentais à produção de um conhe- cimento  novo, o que se espera, positivamente, nas pesquisas de pós-graduação. Este evento promoveu a reunião de pesquisadores de alta qualificação de diversas áreas que estudam o campo, no Brasil e no mundo, numa perspectiva crítica e que têm buscado pensar alternativas para o desenvolvimento socioterritorial, a partir de temáticas essenciais da Geografia Agrária. Vale, aqui, ainda, ressaltar a presença de quatro franceses, um mexicano e um colombiano como convidados a integrarem os debates realizados nas mesas redondas, conferência e palestra.

 

Assim, o evento contribuiu com a consolidação de reflexões em andamento, ao permitir diálogos necessários acerca da coerência e da coesão téoricas, metodológicas e históricas das reflexões, bem como abriu novos caminhos de análise, ao possibilitar o contato entre pesquisadores de lugares, de teorias e de posições políticas diversas, definindo-se como espaço primaz de diálogo e de relativização do conhecimento original em construção na Geografia Agrária.

 

Data de realização: 2 a 7 de fevereiro de 2009.

Local: Departamento de Geografia – FFLCH-USP.

Organização: AGRÁRIA / Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana – FFLCH-USP.

 

ANAIS DO XIX-ENGA - Acesse clicando aqui

 

4º Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa

 

 

O 4º Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa - “Agricultura, Desenvolvimento Regional e Transformações Sócio-Espaciais” - Mudanças na cidade e no campo contemporâneos: novas ruralidades em construção – foi realizado, no período de 08 a 10 de setembro de 2008, no Departamento de Geografia/FFLCH/USP, com promoção do AGRÁRIA (Laboratório de Geografia Agrária).

 

O objetivo principal do evento foi o de ampliar o diálogo acadêmico entre grupos de pesquisa dedicados à leitura do desenvolvimento rural e territorial de várias instituições brasileiras de ensino superior.

 

Os resultados foram extremamente profícuos ao se ter possibilitado o diálogo entre diversos pesquisadores, uma atitude desejável, mas pouco realizável na academia brasileira, cujos trabalhos estão, ainda, muito centratos no líder de pesquisa e seus orientandos de graduação, de mestrado e de doutorado.

 

Data de realização: 8 a 10 de setembro de 2008.

Local: Departamento de Geografia – FFLCH-USP.

Organização: AGRÁRIA – DG – FFLCH-USP.

 

ANAIS DO 4ºENGRUP - Acesse clicando aqui

 

IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária / III Simpósio Internacional de Geografia Agrária / Jornada Orlando Valverde

 

CAMPESINATO EM MOVIMENTO

Londrina, 10 a 14 de Outubro de 2007

Cine Teatro Universitário Ouro Verde - Rua Maranhão, 85 - Centro

 

Dando continuidade ao projeto dos Simpósios Internacional e Nacional de Geografia Agrária, inicialmente promovidos pela Universidade de São Paulo-USP e que avançaram para uma parceria entre esta universidade e a Universidade Estadual Paulista-UNESP - Campus de Presidente Prudente, chegamos à esta versão do evento em que cinco Instituições Públicas se associam para a sua realização. A histórica convergência das pesquisas sobre as lutas na terra e pela terra foi o que oportunizou a aproximação dos grupos de pesquisa em Geografia Agrária, culminando na parceria entre Universidade Estadual de Londrina-UEL, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS - Campus de Três Lagoas e as universidades paulistas acima referidas, por meio dos respectivos Departamentos de Geografia / Geociências, dos Programas de Pós-Graduação em Geografia, com o apoio das Seções Locais da Associação dos Geógrafos Brasileiros-AGB.

 

Tendo como eixo estrutural o tema "Campesinato em Movimento", esse evento buscou valorizar todas as contribuições que não se encarceram nos ramos disciplinares, nem aquiescem com pressupostos que extirpam do plano teórico os sujeitos que a realidade insiste em evidenciar. Suas lutas, seus desafios e suas estratégias de recriação que conduziram as reflexões, com destaque para os desdobramentos do projeto neoliberal para o campesinato latino-americano e os desafios futuros ante o recrudescimento das investidas para assegurar a sujeição da renda da terra ao capital. Rompendo com a visão tecnicista e unilateral do triunfo do mercado, buscou-se experiências alternativas que se materializam em frações do território em que saberes locais, cooperação e ajuda mútua se articulam, permitindo a recriação contraditória do campesinato.

 

Data de realização: 10 a 14 de outubro de 2007.

Local: Cine Teatro Universitário – Londrina-PR.

Organização: UEL / USP / UNESP / UNIOESTE / UFMS / AGB.

 

 

2º Simpósio de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP

 

O 1º Seminário de Pós-Graduação em Geografia aconteceu, no Departamento de Geografia/FFLCH/USP, no ano de 2003, reunindo os programas de Pós-Graduação em Geografia Humana e em Geografia Física.

 

Dando continuidade à construção de um debate em que os alunos de pós-graduação tenham possibilidade de discutir os seus trabalhos acadêmicos, o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana/FFLCH/USP decidiu-se por realizar o 2º Seminário de Pós-Graduação em Geografia Humana (SEPEGEH), junto às dependências do Departamento de Geografia/FFLCH/USP, nos dia 12 e 13 de dezembro de 2006.

 

O evento foi composto por mesas-redondas destinadas à apresentação de trabalhos de pós-graduandos,  com pesquisas em desenvolvimento, que apresentem resultados parciais; aquelas em fase final de redação; ou trabalhos defendidos nos últimos dois anos; além da palestra de abertura, sobre os caminhos da Pós-Graduação em Geografia no Brasil, proferida pelo Prof. Dr. André Roberto Martin.

 

Os trabalhos apresentados versaram sobre as seguintes temáticas: apropriação da natureza e suas temporalidades; mundialização e centralidades urbanas; circulação e produção do espaço; leituras sociais do espaço; habitação e economia em São Paulo; tecnologia e desenvolvimento; agricultura e desenvolvimento territorial; reestruturação produtiva e produção do espaço urbano; territorialização do capital no campo; centralidade e reestruturação urbana; representação do espaço e ensino na geografia; a festa no espaço; rede: território e representações.

 

Data de realização: 12 e 13 de dezembro de 2006.

Local: Departamento de Geografia – FFLCH-USP.

Organização: AGRÁRIA / Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana – FFLCH-USP.

 

 

1º Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil – SINARUB

 

O rural, o urbano, o campo e a cidade têm sido discutidos como realidades socioespaciais. No entanto, o debate teórico e conceitual está disperso em vários trabalhos, mas sem uma preocupação de se constituir no centro das análises. Eventos acadêmicos importantes, como o Simpósio Nacional de Geografia Urbana, o Simpósio Internacional de Geografia Agrária e o Encontro Nacional de Geografia Agrária, têm se constituído em espaços privilegiados de discussão. O nosso empreendimento em organizar o 1º Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil tem por objetivo aprofundar os debates realizados sobre o rural, o urbano, o campo e a cidade no Brasil, incorporando a tradição da reflexão geográfica e dando lugar a novas matrizes de leitura destas realidades sociespaciais.

 

Data de realização: 8 e 9 de dezembro de 2006.

Local: Departamento de Geografia – FFLCH-USP.

Organização: USP e UFRGS.

 

 

III Simpósio Nacional de Geografia Agrária / II Simpósio Internacional de Geografia Agrária / Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira

A realização do III Simpósio Nacional de Geografia Agrária / II Simpósio Internacional de Geografia Agrária consolida estas reuniões científicas como espaços de construção da Ciência Geográfica a partir de uma visão crítica e comprometida com a transformação da realidade. O tema Desenvolvimento do Campo, das Florestas e das Águas teve como proposta expandir o debate a respeito da questão agrária no mundo. Das realidades destes territórios, pretendeu-se aprofundar e ampliar a discussão numa perspectiva que confronte o pensamento consensual.

 

Contrários aos paradigmas que defendem a expansão do capitalismo de maneira única e homogênea, propusemos debates que possibilitaram a compreensão das realidades em suas complexidades e diversidades. Este objetivo reflete o nosso compromisso de longa data com uma reflexão sobre a questão agrária, que permanece como um problema não resolvido em vários países neste início do século XXI.

 

Data de realização: 11 a 15 de novembro de 2005.

Local: FCT–UNESP, campus de Presidente Prudente-SP.

Organização: NERA - UNESP / AGRÁRIA – DG – FFLCH-USP / CEGeT –UNESP / GEDRA –UNESP / GASPERR – UNESP.

 

 

II Simpósio Nacional de Geografia Agrária / I Simpósio Internacional de Geografia Agrária

 

Com o desígnio de expandir o debate sobre a questão agrária é que o II Simpósio Nacional de Geografia Agrária / I Simpósio Internacional de Geografia Agrária foi elaborado. Acreditando que continua sendo necessário aprofundar e ampliar o debate sobre a questão agrária, sob uma perspectiva que possibilite uma discussão que extrapola uma visão unívoca desta sociedade é que foi proposto como tema do Simpósio: “O Campo no século XXI: Território de Vida, de Luta e de Construção da Justiça Social”.

 

Contrariando uma visão corrente de que o capitalismo se expande de maneira única e homogênea no campo, visamos proporcionar um debate, diferente daquele que tem se estabelecido e que possibilite a compreensão da realidade agrária na sua totalidade. Isto significa dizer que estamos construindo um espaço teórico que vise permitir e viabilizar uma reflexão que julgamos de fundamental importância, pois em pleno início do século XXI a questão agrária permanece como uma questão não resolvida em vários países do mundo.

 

Data de realização: 5 a 8 de novembro de 2003.

Local: Departamento de Geografia – FFLCH-USP.

Organização: AGRÁRIA– DG – FFLCH-USP.

 

 

I Simpósio Nacional de Geografia Agrária

 

O I Simpósio Nacional de Geografia Agrária foi realizado em 1997 pelo Laboratório de Geografia Agrária do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo a partir das discussões que a Professora Dra. Iraci Palheta realizava com o grupo de pesquisadores do Laboratório. Parte desse debate inicial também contou com a participação da Comissão de Assuntos Agrários da Associação dos Geógrafos Brasileiros – executiva Nacional.

 

Constatou-se que era preciso ampliar e aprofundar a discussão com relação aos problemas agrários brasileiros e que havia uma lacuna, não só na AGB, como no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, quanto à realização de um evento com esta especificidade. O Simpósio surge então como resposta à necessidade de debater a questão agrária em um encontro específico, que possibilitasse avançar na compreensão do campo no âmbito da internacionalização da economia do país.

 

Data de realização: 27 a 29 de maio de 1997.

Local: Departamento de Geografia – FFLCH-USP.

Organização: AGRÁRIA – DG – FFLCH-USP.

 

Realização

AGRÁRIA/ADG/FFLCH/USP

Prog. de Pós-Grad. em Geografia Humana

Departamento de Geografia/FFLCH/USP

Universidade de São Paulo

 

topo